Quer dar um toque final ao piso da sua garagem? Um revestimento de piso de epóxi brilhante e colorido fará você – e seu carro – sentir como se estivesse entrando em um showroom sempre que voltar para casa.
Vale a pena ter piso de garagem em epóxi?
Vale a pena aplicar epóxi no chão de sua garagem, porque o epóxi não só complementa o visual profissional, mas também resiste a manchas de óleo, peroliza água e limpa como um balcão de cozinha. Lascas de cor e cores de pintura personalizadas escondem imperfeições irritantes no concreto, e aditivos antiderrapantes fornecem a aderência que você precisa em um dia de neve.
Como Esta Casa Antiga o editor técnico Mark Powers mostra nas etapas abaixo, você só precisa de um fim de semana para varrer a sujeira e pintar o epóxi. Então, a garagem finalmente será um espaço no qual vale a pena dirigir – e se exibir.
Você pode aplicar epóxi em um piso de garagem?
Se você gostaria de fazer DIY aplicando epóxi no piso de sua garagem, planeje dedicar um fim de semana ao projeto. Aqui está o que você precisa manter em mente antes de iniciar seu projeto.
Ilustração de Gregory Nemec
Aplicar um revestimento de epóxi em um piso de concreto é tão fácil quanto pintar paredes, mas, como na pintura, o sucesso está no trabalho de preparação. Uma vez que os cálculos, as opções de cores e a limpeza forem realizados, o aplicativo real parecerá a parte mais fácil.
Para aderir bem, o epóxi requer uma superfície uniforme, ligeiramente áspera e totalmente limpa. Isso significa remendar quaisquer buracos e rachaduras e permitir que curem totalmente. O concreto deve ter pelo menos 60 dias de idade e não deve ser selado para que o epóxi possa aderir. Você pode dizer se o seu piso já tem um selante se houver gotas de água ou se a solução de condicionamento não formar espuma; se for o caso, você precisará retirar o selante com um removedor químico ou uma máquina especial. (Pisos pintados podem ser recobertos se não houver descascamento.)
Remover o chão, entretanto, não o limpa. Qualquer graxa ou sujeira comprometerá a adesão do epóxi, portanto a limpeza e o condicionamento são etapas que não devem ser apressadas. Diferentes fabricantes oferecem diferentes tipos de produtos de limpeza, portanto, verifique os ingredientes antes de escolher o tipo mais adequado para você. Os produtos de limpeza químicos variam amplamente, desde desengraxantes e gravadores agressivos até produtos orgânicos mais seguros, mas menos eficazes. Você pode reduzir a gordura do cotovelo alugando uma máquina chamada mantenedor de chão por cerca de US $ 40 por dia.
Os revestimentos epóxi normalmente vêm em kits com tudo o que você precisa. Depois de escolher um, determine se você precisará solicitar suprimentos extras. Os fabricantes podem sugerir duas camadas de tinta epóxi e acabamento, mas a maioria dos kits padrão fornece apenas o suficiente para uma camada. Se você optar por adicionar flocos de cor, o que ajudará a esconder as imperfeições inerentes ao concreto, determine com que intensidade você os espalhará pelo chão para não atrapalhar. Além disso, se a fundação de sua garagem ficar acima do nível na parte inferior das paredes, você pode considerar revestir mais alguns centímetros nas superfícies verticais para facilitar a limpeza da garagem. Em seguida, decida se deseja incluir um aditivo antiderrapante, grânulos que dão ao piso acabado uma superfície semelhante a uma lixa. Esta pode ser uma boa opção em regiões chuvosas ou sujeitas a gelo.
Depois que o piso estiver limpo e pronto para o revestimento, tudo se resume ao tempo. Escolha um dia para fazer o trabalho em que o concreto não esteja úmido por causa do tempo chuvoso e quando a temperatura estiver entre 50 e 80 graus; caso contrário, o aplicativo pode borbulhar e descascar. Então, depois de misturar a tinta epóxi e o endurecedor, você tem apenas cerca de 2 horas para trabalhar com eles, portanto, você precisará planejar com antecedência a melhor forma de se pintar fora da garagem, começando em um canto dos fundos. A parte mais difícil é esperar: o tempo de secagem típico entre cada etapa é de 12 a 24 horas. E uma vez que todo o andar está pronto, você ainda tem que segurar o estacionamento do carro por mais 72 horas.
Como fazer uma garagem de epóxi em 8 etapas
Passo 1
Preparar e lavar a área da garagem
:no_upscale()/cdn.vox-cdn.com/uploads/chorus_asset/file/19496068/h0308stepbystep07_1.jpg)
Foto de Kolin Smith
Usando fita adesiva, cole folhas de plástico nas paredes ao longo da borda da base ou na altura em que você aplicará o epóxi nas paredes. Varra bem o chão para remover sujeira e poeira. Usando um pincel velho, limpe os cantos e as costuras. Se o seu piso não foi pintado anteriormente, pule para a Etapa 2.
Para pisos pintados: Usando um mantenedor de piso equipado com uma lixa leve, raspe a tinta para retirar o brilho. Varra a poeira. Em seguida, usando uma vassoura de cerdas, esfregue a superfície com um limpador multiuso. Enxágue bem o chão e deixe secar por pelo menos 4 horas. Continue com a Etapa 2.
Passo 2
Faça gravura no chão da garagem
:no_upscale()/cdn.vox-cdn.com/uploads/chorus_asset/file/19496102/h0308stepbystep01.jpg)
Foto de Kolin Smith
Para concreto novo ou descoberto: Misture a solução de corrosão com água em um regador de plástico, seguindo as instruções do fabricante. Certifique-se de usar luvas de proteção, botas de borracha e óculos de segurança ao trabalhar com os produtos químicos.
Molhe o chão com uma mangueira de jardim. Despeje a solução sobre uma área de 10 por 10 pés no canto mais distante do seu ponto de saída. Usando uma vassoura de cerdas, esfregue a área em uma direção e depois passe novamente na direção perpendicular.
Continue gravando o piso em pequenas seções. Depois de terminar a garagem inteira, enxágue o chão com uma mangueira de jardim, começando no primeiro canto e seguindo em frente. Continue enxaguando até que a água saia completamente limpa. Deixe o piso secar por pelo menos 4 horas.
etapa 3
Misture a tinta epóxi
:no_upscale()/cdn.vox-cdn.com/uploads/chorus_asset/file/19496132/h0308stepbystep03.jpg)
Foto de Kolin Smith
Abra as latas de tinta epóxi e de endurecedor epóxi. Comece mexendo a tinta epóxi e, em seguida, despeje lentamente o endurecedor. Certifique-se de raspar até a última gota do endurecedor na tinta.
Agite cuidadosamente os dois componentes por 3 minutos até que estejam totalmente misturados. Coloque a tampa frouxa de volta na lata e deixe-a de lado, longe do sol, por 30 minutos. A lata pode ficar quente ao toque, pois os produtos químicos reagem uns com os outros
Passo 4
Pinte no epóxi
:no_upscale()/cdn.vox-cdn.com/uploads/chorus_asset/file/19496224/h0308stepbystep02.jpg)
Foto de Kolin Smith
Assim que a fórmula epóxi estiver pronta, você deve usá-la em 2 horas para que cure adequadamente, então trabalhe rápido. Sempre mantenha a garagem bem ventilada enquanto trabalha.
Despeje o epóxi em uma bandeja de rolos equipada com um forro. Usando um pincel de 7 cm, corte em uma linha de epóxi ao redor da borda da área a ser coberta e pinte em costuras e cantos.
Etapa 5
Role a tinta epóxi
:no_upscale()/cdn.vox-cdn.com/uploads/chorus_asset/file/19496389/h0308stepbystep08.jpg)
Foto de Kolin Smith
Vá para o canto mais distante da saída. Usando um rolo de feltro de 3/8 de polegada equipado com uma alça de extensão, enrole uma seção de 10 por 10 pés com tinta epóxi. O epóxi deve ser ligeiramente mais espesso e pegajoso do que a pintura normal de casa. Rebobine o rolo e passe sobre a seção em uma direção perpendicular, novamente suavizando as linhas irregulares. Continue cobrindo o piso, seção por seção.
Se você planeja usar duas demãos, faça o acabamento de todo o piso, deixe secar de 12 a 24 horas (mais tempo em clima úmido ou frio) e repintar da mesma maneira.
Etapa 6
Aplicar os flocos de cor
:no_upscale()/cdn.vox-cdn.com/uploads/chorus_asset/file/19496442/h0308stepbystep05.jpg)
Foto de Kolin Smith
Ao aplicar a camada superior de tinta, pare após cada seção para eliminar os flocos de cor enquanto a área ainda está molhada.
Distribua os flocos sobre a área, primeiro borrifando-os levemente e, em seguida, aumentando a distribuição até obter o revestimento certo. Pegue um punhado de flocos e sacuda-os com os dedos, como se borrifasse sementes de grama.
Trabalhe da parte de trás para a frente da garagem em conjunto com o rolo de epóxi. Depois que todo o piso estiver revestido, deixe-o secar por 12 a 24 horas (mais tempo em clima úmido ou frio).
Etapa 7
Prepare o revestimento superior
:no_upscale()/cdn.vox-cdn.com/uploads/chorus_asset/file/19496510/h0308stepbystep06.jpg)
Foto de Kolin Smith
Despeje o endurecedor na camada superior transparente, certificando-se de raspar totalmente, e mexa a mistura por 3 minutos até que esteja completamente misturada. Coloque a tampa frouxa de volta na lata e deixe-a de lado, longe do sol, por 30 minutos. Um minuto antes de você estar pronto para aplicar a camada superior, mexa a mistura por mais um minuto. Se você planeja usar grânulos antiderrapantes, adicione-os agora.
Etapa 8
Aplique o Top Coat
:no_upscale()/cdn.vox-cdn.com/uploads/chorus_asset/file/19496589/h0308stepbystep04.jpg)
Foto de Kolin Smith
Você terá apenas cerca de 2 horas para trabalhar com a mistura. Usando um pincel limpo, corte nos cantos, bordas e costuras. Em seguida, usando um rolo de pêlo de 3/8 de polegada, comece no ponto mais distante da saída e passe o verniz em seções de 3 por 3 metros, como fez com a tinta epóxi. Trabalhe primeiro em uma direção, depois na direção perpendicular em cada seção, avançando até que todo o chão esteja coberto. O revestimento parecerá branco ou leitoso no início, mas secará transparente. Deixe um tempo de secagem de 24 horas para o tráfego de pedestres e até 72 horas antes de estacionar um carro – mais tempo em clima úmido ou frio.