A ARTEX, uma das mais tradicionais marcas do segmento de cama, mesa e banho do mercado brasileiro, tem como principal missão deixar cada ambiente da casa aconchegante e sofisticada através de produtos de alta qualidade. Valorizando as estampas, as cores e a variedade, a marca oferece muito mais que uma simples roupa de cama ou uma toalha de mesa, mas produtos que realmente decorem a casa com estilo e sofisticação.

A história 

Tudo começou com o empresário Theophilo Bernardo Zadrozny, um filho de pais alemães que tinha o objetivo de ingressar no mercado têxtil. Como não tinha grandes experiências nesse setor, ele propôs uma sociedade ao austríaco Otto Huber, um hábil tecelão que trabalhava na Empresa Industrial Garcia. No dia 23 de maio de 1936 os dois fundaram na cidade catarinense de Blumenau a Fábrica de Artefatos Têxteis Artex S/A. Também participaram dos preparativos para a montagem da nova empresa, Max Rudolf Wuensch e Albert Hiemisch. A nova empresa iniciou suas operações com apenas 18 funcionários e 10 teares importados da Alemanha, produzindo inicialmente toalhas de mesa em tecido liso adamascado. Em seu primeiro ano de vida, a empresa vendia seus produtos exclusivamente para atacadistas. Mas devido aos esforços pessoais de Theophilo, no segundo ano a ARTEX passou a vender seus produtos diretamente para clientes varejistas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

 

Em 1949 a ARTEX comprou a Fiação Badenfurt com o objetivo de alcançar a independência quanto á obtenção de fios de algodão, matéria-prima essencial para seus produtos finais. A empresa deu seus primeiros passos rumo ao mercado externo a partir de 1957, quando nomeou representantes em Hamburgo, na Alemanha, e no ano seguinte em Nova York. O ano de 1974 foi extremamente importante para a ARTEX. Isto porque ocorreu a incorporação da centenária Empresa Industrial Garcia. Esta aquisição possibilitou que a ARTEX ampliasse consideravelmente sua linha de produtos, passando a produzir, além de artigos de banho, itens de cama e mesa, e tecidos lisos. Apesar dessa diversificação de produtos, nos anos seguintes a ARTEX ficaria conhecida mesmo entre os consumidores brasileiros por suas felpudas toalhas de banho.

 

Após anos de brigas entre os herdeiros da família Zadrosny, que quase levaram a empresa à bancarrota, em setembro de 1993 a ARTEX foi adquirida pelo Banco Garantia, do empresário Jorge Paulo Lemann. Em outubro de 1994, a ARTEX comprou as divisões de lar da Santista, no Brasil, e da Grafa, na Argentina, duas empresas então controladas pelo grupo Bunge. Com isso, juntou o que havia de mais forte em toalhas com o que havia de mais forte em lençóis. Mesmo sob a administração do competente Banco Garantia, a ARTEX aumentou suas dívidas, perdeu participação de mercado para grandes concorrentes, assistiu ao sucateou de seu parque industrial, aumentou seu quadro de funcionários e tomou decisões erradas em sua estratégia. Com isso os prejuízos só aumentaram. Isso culminou, em 1998, com a venda da ARTEX para a Coteminas, empresa fundada em 1967 pelo empresário e ex-vice-presidente do Brasil José Alencar. Durante a década seguinte, a Coteminas não poupou investimentos em novas tecnologias e modernização de seu parque fabril, assim como em pesquisa em tendências de moda, tornando a ARTEX, uma das mais sólidas e conhecidas marcas no mercado de cama, mesa e banho.

 

Em 2011 a marca ARTEX resolveu ingressar no segmento de varejo e inaugurou sua primeira loja própria. Até então, os produtos ARTEX eram comercializados exclusivamente em canais multimarcas. Nos anos seguintes, através do sistema de franquias, foram inauguradas unidades em importantes cidades do país. A proposta da marca em suas lojas é o Home Life Style, inspirar, orientar e satisfazer todos aqueles que procuram pelo melhor em cama, mesa, banho e decoração. Cada loja ARTEX possui um ambiente colorido e aconchegante que visa proporcionar uma agradável experiência de compra para seus consumidores A exposição dos produtos e móveis, além de organizar tudo de forma que facilite a visualização e acesso, oferece mais praticidade e prazer para quem compra.

 

Com a inauguração das lojas próprias a ARTEX também aumentou sua linha de produtos: Cama (englobam jogos completos, lençóis, fronhas avulsas, edredons, mantas decorativas, travesseiros, almofadas e capas de almofada), Banho (composta por toalhas de rosto e banho, além de roupões que oferecem conforto, maciez, toque suave e excelente absorção com peças com gramaturas que variam entre 420 a 660 gramas de algodão por metro quadrado), Mesa (toalhas, jogos americanos e acessórios), Decoração (acessórios para decoração de todos os ambientes da casa como porta-retratos, velas, bandejas, caixas e almofadas) e Aromas (oferece aromatizadores de ambiente, água de passar, sabonetes líquido e sachês perfumados que ajudam a criar uma atmosfera de conforto e de renovação em qualquer ambiente). Atualmente a ARTEX lança coleções exclusivas a cada estação. Tudo com estampas originais e cores únicas atualizadas com as mais atuais tendências da moda.

 

A evolução visual 

A identidade visual da marca passou por uma grande remodelação em sua história. Originalmente identificado por um cavalo-marinho montado por uma moça de maiô (que evoluiu ao longo dos tempos), há alguns anos atrás o logotipo ganhou um visual moderno e sofisticado, adotando a cor ocre e uma tipografia de letra refinada.

 

Os slogans 

Eu quero, eu posso. (lojas) Viver com arte. Arte em cama, mesa e banho. Toalhas feitas com arte. Enxugam melhor, duram mais.

Dados corporativos 

● Origem: Brasil 

● Fundação: 23 de maio de 1936 

● Fundador: Theophilo Bernardo Zadrozny e Otto Huber 

● Sede mundial: Montes Claros, Minas Gerais, Brasil 

● Proprietário da marca: Coteminas S.A. 

● Capital aberto: Não 

● CEO: Josué Gomes da Silva 

● Faturamento: Não divulgado 

● Lucro: Não divulgado 

● Lojas: 65

● Presença global: 10 países 

● Presença no Brasil: Sim 

● Segmento: Têxtil 

● Principais produtos: Toalhas de banho, lençóis, edredons e toalhas de mesa 

● Concorrentes diretos: Teka, Buddemeyer, Karsten, Appel, Zelo e Casa Almeida 

● Ícones: As toalhas felpudas 

● Slogan: Eu quero, eu posso. 

A marca no mundo 

Atualmente a ARTEX vende produtos de cama, mesa, banho e decoração através de 65 lojas próprias posicionadas estrategicamente nas principais capitais do país e em mais de 8.000 pontos espalhados pelo Brasil. A marca também exporta seus produtos para aproximadamente 10 países ao redor do mundo.

As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Exame, Isto é Dinheiro e Época Negócios), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 21/7/2015