DIY Chalk Painting a Swedish Mora Clock


Nesta postagem: Você acha que o acabamento de móveis de reprodução pode parecer um pouco forçado? Pintei um novo relógio de fazenda mais parecido com um autêntico relógio sueco Mora.⇒

relógio mora sueco pintado de giz

Posso contar os passos que uso para pintar um móvel …

e eu vou.

Mas às vezes acho que a história mais interessante é a trajetória de emoções que acompanha o processo. Ou mesmo o precede.

Geralmente começa com uma combinação de trepidação e excitação, a maior parte dos quais depende de quantas vezes eu já fiz isso antes.

Mas mesmo depois de ter concluído muitos projetos de pintura, raramente abordo uma peça com total segurança. É esse pouco de incerteza que traz certa cautela à tarefa.

Para mim, isso é uma coisa boa.

Relógio mora sueco

Apesar de ser um planejador que mapeia tudo, muitas vezes mergulho de cabeça quando estou pronto para começar. Isso pode significar pintar meu melhor suéter ou não me preocupar em usar um pano de proteção, então um pouco de vigilância extra tende a funcionar a meu favor.

Estou tentando estar ciente dos benefícios de uma configuração cuidadosa, para que a empolgação não vença o meu lado apreensivo.

É com essa confusão de emoções que me aproximei do relógio mora que está em nosso corredor do andar de cima.

Dado que não é uma antiguidade, estava pronta para a pintura. Uma reprodução produzida em massa, mas mesmo assim adorável, comecei a pensar em pintá-la quando comecei a pintar móveis.

Quase sempre, minhas seleções de peças para pintar, são itens que já estão pintados e poderiam ter uma identidade única própria. Já vi esse relógio na popular cor cinza-azulada em que aparece, em inúmeras fotos online e em revistas. (Veja a foto anterior acima.)

Adicione a isso o fato de que a cor era muito semelhante à da cômoda francesa que ficava em frente a ela no corredor. Foi o candidato perfeito para meu próximo projeto.

giz pintando um relógio mora

O que me leva ao primeiro passo. Selecionando as cores da tinta.

Eu mantenho uma caixa com várias cores claras da minha tinta de giz favorita, Puro e Original, então comecei puxando a caixa e vendo o que tenho em mãos.

Eu não vou mentir. Em grande parte, minha cor de base foi escolhida por padrão. De qual cor eu tenho o suficiente?

Claro, eu conhecia a aparência geral que queria, então eu só olhei nessa faixa. Eu queria uma variedade de brancos e beges para que o relógio tivesse a aparência geral de um relógio branco antigo. Optei por Branco Antigo Clássico como minha cor base.

Ao usar essa tinta de giz não é necessário fazer nenhuma preparação, e é por isso que essa técnica funciona tão bem para mim. Na verdade, me dei ao trabalho de estender um pano, abri a tinta e mexi bem. Essa foi a extensão da minha preparação.

Ah, e também afastei o relógio da parede, outra etapa que sou conhecido por pular tolamente.

primeira camada de tinta no relógio mora sueco

Uma palavra sobre pintar o primeiro casaco. Eu normalmente pinto a cor mais escura primeiro, pinto em uma superfície plana e pinto com duas camadas. Não importa o quão pequena seja a peça de mobiliário, quando você começa a pintar, de alguma forma ela fica maior. Essa é a fase em que o trabalho fica cansativo, mas não é difícil.

Se você pretende antiquar a peça com várias camadas de cores variadas, não se limite a ser um perfeccionista nesse estágio inicial. Se pedaços da cor original aparecerem em alguns pontos, vá com eles. Não importa mais tarde.

Da mesma forma, bordas bem definidas não são necessárias e, pelo contrário, transições mais suaves entre as cores contrastantes parecerão mais naturais.

Deixe a tinta secar entre demãos. Geralmente seca um pouco mais escuro. Dê um passo para trás e avalie. Este é o momento de avaliar a aparência da cor e o que vem a seguir.

Se o revestimento básico parecer ótimo, você pode sentir um pouco de euforia, seguido pela tentação de chamá-lo de bom e mantê-lo como está.

Não há nada de errado em pintar móveis com uma cor lisa e eu até fiz isso uma vez, mas para mim, isso geralmente é um triunfo temporário e, normalmente, admito que estou cansado e procurando a saída mais fácil.

adicionando sombras de tinta no relógio sueco

Então, a seguir vem a dança.

É aí que você começa a aplicar os altos e baixos e para mim quando está funcionando bem, toma a forma de uma dança. Eu fico com o pincel em uma mão e a esponja na outra, aplicando a cor com o pincel e enxugando com a esponja. Você tem que atingir o seu ritmo, por assim dizer, para entrar na zona e isso requer prática. Não comece com sua antiguidade preciosa no primeiro tiro para fora do portão. Mas uma vez que você encontre sua técnica, tudo se encaixará.

Dito isso, mesmo com prática, a princípio isso leva a um estágio bem conhecido, que muitas pessoas chamam de estágio feio. Não entre em pânico quando chegar a este estágio. Talvez a cor esteja manchada e não natural. Mas continue assim. A pintura é muito indulgente. Você pode sempre ignorar os erros que parecem realmente ruins ou usar outras camadas para criar uma complexidade que você não planejou necessariamente.

Comece com leveza. Use cores semelhantes e várias delas. Aplique a tinta com moderação e limpe-a rapidamente. Você sempre pode construir mais contraste.

relógio mora sueco pintado de giz

Para o meu relógio, primeiro adicionei algumas sombras com Soft Taupe Classico. Fiz isso com moderação, já que os tons mais escuros geralmente são reservados para o casaco de fundo. Eu adicionei apenas um pouco onde a definição era necessária. É sempre melhor seguir as linhas da peça, por isso quanto mais complexo o detalhe, melhor. Expansões de superfície plana tendem a ser as mais difíceis de trabalhar porque não há realces e sombras reais para serem destacados.

Minha estratégia para lidar com grandes áreas planas é usar 2 cores de valor muito próximo para falsificar alguma dimensão. O segredo é não usar um padrão previsível, mas tentar tornar a distribuição de cores mais aleatória. Você não quer que pareçam pontos uniformes. Varie o quanto você usa de cada cor, bem como se você aplica como uma lavagem úmida ou como um pincel seco. Gosto de usar os dois.

Para minhas duas cores próximas usei Linho velho Clássico jogar fora do Branco Antigo Clássico base. Você pode ver as duas cores juntas na foto acima.

close-up do relógio mora sueco pintado

O último estágio da pintura é o meu favorito, porque é onde normalmente reside a magia. Neste ponto, você cobriu a peça com pelo menos alguns tons e agora pode trabalhar de volta com mais destaques para ainda mais definição. Use as cores mais claras neste ponto e destaque todos os destaques naturais que encontrar.

Isso incluirá partes elevadas de apliques decorativos ou simplesmente as bordas dos vários planos da peça. Eu uso um pincel seco para esta parte e geralmente realça a beleza tanto da mobília em si quanto das camadas de tinta que foram construídas.

camadas de tinta de giz em relógio mora sueco

É também o estágio em que você pode cobrir uma infinidade de pecados.

Encontrou uma área que está muito manchada, apenas trabalhe de volta com uma cor mais clara. Tome cuidado, também, para vê-lo durante o dia e à noite. A variação na iluminação pode enfatizar as seções que precisam de correção.

Para minhas duas cores de destaque eu usei Osso Clássico e Milk White Classico, e quando estou usando a cor mais clara, estou adicionando a menor quantidade de tinta.

Finalmente, quando tudo estiver pronto e estiver completamente seco, eu uso uma camada superior de Cera italiana clássica. Escove generosamente e deixe secar durante a noite. Em seguida, lustre de manhã e você está pronto para ir.

relógio mora sueco pintado de giz

Sempre me surpreende como a trajetória emocional de um projeto de pintura de móveis muitas vezes acompanha a progressão do próprio projeto.

Você pode começar apreensivo e passar por fases de incerteza, mas a recompensa é uma sensação satisfatória de realização, junto com alguns móveis novos.

E se você não estiver feliz com o resultado?

Então você simplesmente não terminou …

Lista de fontes do relógio de quinta

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